Publicado em Deixe um comentário

Quais são os sintomas e riscos que um vazamento de gás pode causar?

Como saber se há vazamento de gás

Muitas casas usam gás natural para aquecimento, água quente e eletrodomésticos. O gás natural não tem cheiro, o que significa que um pequeno vazamento seria impossível de detectar. Um som sibilante nem sempre está presente. É por isso que sua concessionária adiciona mercaptano, um produto químico inofensivo, ao gás. O Mercaptano tem cheiro de enxofre ou ovo podre para ajudar a identificar vazamentos de gás. Mas você pode não cheirar nada se o vazamento for muito pequeno.

Evacue a área imediatamente se sentir o seguinte:
⦁ cheirar enxofre ou algo parecido com ovos podres
⦁ ouvir um assobio ou assobio perto de uma linha de gás
⦁ veja uma conexão danificada a uma linha de gás
⦁ veja uma nuvem branca, poeira soprada ou bolhas na água parada
⦁ ver plantas que estão morrendo ou mortas sem razão aparente

Se você suspeitar de um vazamento de gás, evite tocar em aparelhos elétricos ou ligar qualquer coisa que possa causar faísca ou incêndio. Em vez disso, saia do prédio, deixe a porta aberta e vá para um local seguro. Lá você pode ligar para o 193 , o corpo de bombeiros local ou a empresa de gás para relatar o vazamento.

Como saber se seus sintomas são devido a um vazamento de gás

Vazamentos de gás alteram a quantidade de oxigênio disponível. À medida que você respira menos oxigênio, você pode começar a desenvolver sintomas. Se você ou outras pessoas da sua família apresentarem sintomas repentinos e inexplicáveis, pode haver um vazamento de gás em sua casa.

Aqui estão os sintomas que você deve procurar:
⦁ dor de cabeça
⦁ tontura
⦁ náusea
⦁ irritação nos olhos e garganta
⦁ fadiga
⦁ problemas respiratórios
⦁ pele pálida ou bolhas, que só ocorrem se a pele entrar em contato com gás comprimido ou líquido

Você pode ver os mesmos sintomas em seus animais de estimação se houver vazamento de gás. Níveis extremos ou altos de exposição também podem causar inconsciência ou morte.

O que fazer se você suspeitar de um vazamento de gás

Observe seus sintomas ao sair de casa ou alternar entre os cômodos. Se você notar que as dores de cabeça reaparecem depois de voltar para casa, provavelmente está lidando com um vazamento de gás ou outro tipo de contaminante do ar.

Para um leve odor de gás, você deve abrir as janelas, verificar se as luzes piloto estão apagadas e ligar para a empresa de gás. Eles o aconselharão nas próximas etapas. Você também pode desligar o medidor de gás se souber como.

Em caso de odor forte de gás ou situações que causam sintomas, saia de casa ou deixe a área imediatamente. O gás é extremamente volátil. Se você teve um vazamento em sua casa por um tempo, há um risco maior de explosão.

Ligue para o número de emergência da sua concessionária. Mas faça a ligação para longe da área do suspeito vazamento de gás. Os telefones podem criar faíscas, que podem inflamar o gás. Além disso, dirija-se ao pronto-socorro ou chame uma ambulância se os sintomas forem graves.

Faça com que um inspetor certificado visite sua casa imediatamente se você perceber que está muito cansado, sem um estilo de vida ou motivos médicos.

X O que não fazer
⦁ acender ou apagar as luzes
⦁ usar eletrodomésticos ou fontes de ignição
⦁ mantenha as portas fechadas
⦁ tente encontrar ou consertar o vazamento
⦁ faça ligações da sua casa
⦁ presuma que outra pessoa irá relatar o vazamento

Vida após um vazamento de gás

Se um vazamento for detectado (geralmente com um analisador eletrônico de gás ajustado para detecção), você também precisará ter outros aparelhos de queima de gás, válvulas de dutos e outros controles operacionais inspecionados.

✓ O que fazer
⦁ deixe um inspetor localizar e consertar seu vazamento
⦁ arejar sua casa antes de retornar
⦁ inspecionar tubulações externas

O ideal é que um inspetor residencial avise quando é seguro voltar. Mesmo que o vazamento seja apenas interno, você também deve pedir a alguém para inspecionar os dutos externos. Vazamentos que ocorrem fora de sua casa são igualmente perigosos.

Efeitos na saúde

Embora a exposição a baixos níveis de gás natural não seja prejudicial, a exposição a longo prazo pode afetar sua saúde. A queima de gás natural produz óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e metano. Esses produtos químicos podem causar problemas respiratórios, depressão e diminuir a qualidade de sua saúde. Converse com seu médico se você acredita que o vazamento de gás está afetando sua saúde.

Como evitar vazamentos de gás

É fundamental sempre ter cuidado quando se trata de vazamentos de gás em sua casa. Não só pode ter um efeito profundo sobre você e o bem-estar de sua família, mas também pode causar incêndios e outros acidentes em uma escala significativa. Aparelhos que requerem o uso de gás que estão começando a ficar velhos e defeituosos ou têm ventilação insuficiente, aparelhos que foram instalados ou ajustados descuidadamente e tubulações com defeito são todos culpados massivos de vazamentos de gás. Aqui estão algumas maneiras de como proteger seus entes queridos e prevenir incidentes relacionados ao gás em sua casa:

⦁ Verifique seus eletrodomésticos regularmente
A principal maneira de evitar vazamentos de gás é inspecionar os aparelhos em sua casa regularmente. Certifique-se de que ainda estão em boas condições e verifique se há desgaste.

⦁ Verifique os sinais
Você notará se há um vazamento de gás se começar a perceber o cheiro de gás no ar ou em várias áreas da sua casa. Procure aparelhos que pareçam ter peças que pareçam queimadas ou se estiverem acompanhados de fuligem. Uma chama azul também é digna de nota.

⦁ Tenha suas linhas de gás monitoradas
A prevenção de vazamentos de gás pode ser garantida ligando-se a profissionais para fornecer um relatório preciso sobre o estado de seus aparelhos a gás.

⦁ Verifique seus documentos de segurança de gás
É imprescindível certificar-se de que seus aparelhos estão instalados de maneira adequada e com documentos oficiais sobre a segurança de seu uso. Especialistas estabelecidos devem ser capazes de manusear e instalar seus aparelhos profissionalmente para evitar qualquer vazamento de gás no futuro.

⦁ Se você detectar um vazamento de gás, desligue o fornecimento de gás
É melhor ter uma ideia básica da localização e do uso do medidor de gás antes que ocorra uma emergência real. Certifique-se de saber onde está!

⦁ Abra as janelas e desligue seus aparelhos eletrônicos
Se você suspeitar de um vazamento de gás, deve abrir as janelas para evitar o envenenamento por monóxido de carbono. Também é recomendado não usar dispositivos eletrônicos em sua casa durante um possível vazamento de gás para evitar a criação de uma faísca que poderia desencadear um desastre potencial. Se você suspeitar de um vazamento, deve chamar um profissional imediatamente.

⦁ Não fume
Talvez um óbvio, mas principalmente se você suspeitar de algum tipo de vazamento de gás em sua casa, não pegue o cigarro e o isqueiro.

⦁ Não aperte os interruptores de luz
Isso também pode causar uma faísca que pode potencialmente levar a uma explosão, portanto, você deve ter cuidado com essas coisas quando suspeitar da possibilidade de um vazamento de gás.

⦁ Contrate profissionais
A melhor maneira de evitar um vazamento de gás é certificar-se de que existam especialistas treinados para consertar problemas como vazamentos de gás em sua casa. Eles vão se certificar de que você e sua família não se arriscarão se tal coisa acontecer. Além disso, ao inspecionarem sua casa, eles poderão fornecer detalhes específicos sobre o que você deve observar.

Quais são os melhores detectores de vazamento de gás?

Se você está procurando o melhor detector de vazamento de gás, ficará feliz em saber que existem muitas opções para atender às suas necessidades.
Não é adequado combater incêndio de gases combustíveis com jatos de água, desde que a água, uma vez que a água não se mistura com a queima de GN ou GLP.

Pó seco:
O pó seco é fornecido tanto em grandes instalações fixas quanto em extintores portáteis. Quando em sistemas fixos, qualquer parte da instalação deve ser alcançada com, no mínimo, duas mangueiras distintas vindas do sistema de extinção.

Extintor de água:
A água não é um meio adequado para combater um incêndio de GN e GLP diretamente, pois causará uma expansão massiva do incêndio, através de um aumento na taxa de vaporização do líquido para o estado gasoso. No entanto, a água é essencial como meio de resfriamento para a área ao redor de um incêndio de GN e GLP, também serve para proteger o pessoal que precisar se aproximar do local. A água também é essencial para proteger a siderurgia dos efeitos do frio extremo em caso de derramamento de líquido.

Extintor de CO2:
Um sistema de extintor de CO2 está disponível para salas de compressores de carga, salas de motor elétrico, sala de secagem de gás inerte e em alguns navios de sala de controle de carga. Os planos dos navios devem ser consultados sobre o que é aplicável ao navio em questão.

Detectores de gás natural:
Embora o monóxido de carbono seja conhecido como um assassino silencioso, o gás natural não tem a mesma reputação letal. Isso porque não é tão venenoso quanto o monóxido de carbono e exala um odor sulfuroso, semelhante ao de ovo podre, o que o torna mais fácil de detectar.

Mas, na azáfama da atividade quotidiana, nem sempre é fácil identificar este cheiro, sobretudo havendo uma infinidade de outros aromas a competir pela atenção.

É aqui que entram os detectores portáteis de gás natural. Esses detectores podem ser carregados nas mãos dos membros da sua equipe e fornecem uma confirmação rápida e fácil do status do vazamento de gás. Novamente, certifique-se de que os detectores sejam mantidos em boas condições de funcionamento o tempo todo.

Detector de vazamento de GLP e de GN:
Os detectores de vazamento de gases combustíveis são projetados para uso em cozinhas comerciais e industriais. Eles são capazes de detectar GLP, uma mistura liquefeita de propano e butano, e GN (gás natural canalizado). O detector torna conhecidos os menores vazamentos e envia avisos a todos no edifício antes que a densidade do gás no ar atinja nível perigoso. Esses detectores são instalados em pontos estratégicos, para detectar a existência desses gases. Para detecção de GLP essas instalações são realizadas nas partes baixas das paredes, uma vez que propano e butano são mais densos que o ar. Já para GN, as instalações são realizadas no teto ou nas partes altas das paredes, já que o GN é menos denso que o ar.

Esses detectores são instalados de modo fixo e são altamente recomendados, por monitorarem constantemente, 24 horas por dia, toda a instalação.

Um bom profissional, por meio de um adequado projeto, pode determinar os pontos mais críticos da instalação, onde devem ser aplicados tais dispositivos e fazê-los conectarem-se a uma central de monitoramento.
A central pode tanto alertar da ocorrência para que providências sejam tomadas, como, também, tomar algumas medidas de preservação, como o automático estancamento de todo sistema de fornecimento do gás combustível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *